Newsletter Expresso Diário

O jogo do passa-culpas com duas gémeas | Hospital inaugura ala que não abre tão depressa | Como se explica o declínio dos alunos portugueses

O jogo do passa-culpas com duas gémeas | Hospital inaugura ala que não abre tão depressa | Como se explica o declínio dos alunos portugueses

José Cardoso

Editor Adjunto

Boa tarde,

O caso das gémeas luso-brasileiras que vieram a Portugal ser tratadas com um dos medicamentos mais caros do mundo através do Serviço Nacional de Saúde (SNS) teve esta quarta-feira novas achegas.

É com elas que começam hoje as sugestões de leitura dos nossos artigos exclusivos do dia.

Primeira: segundo os registos oficiais, foi o secretário de Estado da Saúde da altura que contactou o Hospital de Santa Maria para que fosse marcada uma consulta às gémeas. O visado disse ao Expresso que já pediu os respetivos documentos.

Segunda: António Costa confirmou que recebeu uma comunicação da Presidência sobre o assunto. E passou a bola.

Já agora, sobre saúde e SNS: no Hospital de Santo Tirso foi inaugurado um novo internamento de psiquiatria. Mas não se sabe quando abrirá, por causa disto.

O inquérito sobre alunos e ensino ontem divulgado continua a suscitar reações. Como se explica o declínio acentuado dos resultados dos jovens portugueses? Este investigador tem explicações.

Passando para as finanças: há uma coisa que ajuda os bancos a cumprir com grande folga as exigências de solidez impostas pelo Banco Central Europeu. Não custa adivinhar o quê.

Quer – no caso de poder… - corrigir a declaração de IRS para ter isenção sobre mais-valias imobiliárias? Então leia isto.

A Autoridade da Concorrência tinha aplicado uma coima de 2,5 milhões de euros à Santa Casa da Misericórdia por causa de um negócio. A Santa Casa recorreu – e o tribunal de Santarém aligeirou-a – e de que maneira…

No Dubai prossegue a Conferência sobre o Clima. A chefe da delegação portuguesa diz que “não temos mais tempo a perder”.

Passando para o noticiário internacional: além da guerra em Gaza, cuja evolução pode ir acompanhando aqui, tem havido nos últimos dias (mais uma vez…) grande instabilidade político-militar na Guiné-Bissau. Eis uma análise sobre o que está a passar-se por lá.

Passando para a opinião exclusiva do dia: Henrique Monteiro escreve sobre o que considera “os quid pro quo do PS”, Daniel Oliveira discorre sobre o que diz ser ”a armadilha cavaquista de Costa”, Henrique Raposo fala do Hamas e das mulheres que “estão caladas” (e não deviam estar) e Teresa Violante evoca a luta de uma mulher para escrever sobre a lei.

Para terminar as sugestões do dia, algumas sugestões de presentes culturais para pôr este Natal no sapatinho. São 28, para ler, ouvir, ver, conhecer e experimentar.

Boas leituras e um bom resto de dia, a ler, ouvir, ver, conhecer ou experimentar

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate