Bom dia!
No dia em que é apresentado um estudo que lembra as crises económicas portuguesas entre 1910 e 2021, chegam-nos os dados definitivos da inflação na Europa, bem como os juros implícitos no crédito à habitação em Portugal. Teremos ainda resultados financeiros da Greenvolt e Ibersol.
A inflação na Europa
Esta terça-feira o Eurostat divulga os dados definitivos da inflação na União Europeia em agosto. A primeira estimativa apontou para uma estabilização da inflação nos 5,3%. A ‘teimosia’ em baixá-la levou o Banco Central Europeu a fazer uma nova subida dos juros.
Os juros na habitação
O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza hoje, para o mês de agosto, as taxas de juro Implícitas no crédito à habitação. Em julho, tinham voltado a subir (uma tendência que se verifica desde abril de 2022) para 3,878%. Os dados do INE mostraram-nos que as famílias pagam mais 40% pela prestação da casa que há um ano e que mais de metade do valor vai para juros. Além desta estatística, o INE divulga ainda dados sobre a indústria e a síntese económica de conjuntura.
As crises na economia portuguesa
Há hoje uma sessão da Classe de Letras da Academia de Ciências de Lisboa para divulgação do estudo "Crises na economia portuguesa: de 1910 a 2021", patrocinado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado por Ricardo Reis e com as contribuições de Pedro Bação, Isabel Horta Correia, Nuno Valério, José Varejão, José Tavares, Luís Aguiar-Conraria e José Alberto Ferreira.
Os resultados das empresas
Esta terça feira é ainda dia de algumas cotadas portuguesas prestarem contas aos seus acionistas, mais concretamente a Greenvolt e a Ibersol. Ambas apresentam os resultados do primeiro semestre. Nos primeiros três meses do ano a energética registou uma diminuição do lucro, para 0,3 milhões de euros. Já a dona de várias cadeias de restaurantes em Portugal registou 424.833 euros de lucro no primeiro trimestre, o que compara com um prejuízo de 1,7 milhões de euros em igual período de 2022.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
- O crédito à habitação vai baixar? O que tem de fazer? 8 perguntas e respostas sobre as medidas que o Governo está a ultimar
- Portugal livra-se de uma “responsabilidade” de milhões de euros chamada Banif Brasil
- O custo da austeridade do BCE: juros da dívida sobem para 4,5% daqui a 12 meses
- Lesados da FTX poderão recuperar até 75% dos fundos perdidos
E NA NOSSA RUBRICA MULTIMEDIA ‘ECONOMIA DIA A DIA’:
- Na segunda-feira celebrou-se o dia da igualdade salarial, mas sabia que ainda estamos longe de erradicá-la? Saiba tudo no mais recente episódio da nossa rubrica.
Por hoje, é tudo. Tenha uma excelente terça-feira e continue a acompanhar todos os assuntos económicos no site do Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt