Newsletter Expresso Economia

Fecha-se capítulo do OE2022, acionistas reúnem-se, inflação bate à porta

Bom dia.

Esta semana termina com os os olhos postos na Assembleia da República, onde se conclui o debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2022. A inflação também bate à porta dos portugueses com mais uma estimativa, no mesmo dia em que estes números saem em Itália e nos Estados Unidos. Sexta-feira é ainda dia de várias Assembleias de Acionistas de empresas nacionais, e resultados de empresas sobretudo estrangeiras.

Debate do OE prestes a fechar

A Assembleia da República vai ser de novo palco da discussão na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022, que vai ter esta sexta-feira o seu encerramento. António Costa abriu o debate esta quinta-feira afirmando que, tendo em conta os resultados das eleições, os portugueses aprovam o Orçamento do Estado apresentado. Na oposição, o partido Iniciativa Liberal e o Chega já anunciaram que votarão contra o documento apresentado pelo executivo socialista, o qual o PSD classifica como sendo de “empobrecimento e austeridade”. A principal dúvida são as mudanças que a maioria absoluta socialista está disponível para introduzir na especialidade.

Inflação no centro da agenda

O Instituto Nacional de Estatística vai lançar uma estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor, relativa a abril de 2022. Em Itália saem as mesmas projeções e nos Estados Unidos também, mas referentes a março. Por cá, os empresários dizem estar a sacrificar margens para segurar clientes e mercado, mas as famílias mais pobres estão a precisar de mais 40 euros por mês para fazerem face às suas despesas. O óleo, tomate e frango são os produtos que mais aumentaram desde janeiro. Numa visão global, o cenário é muito díspar: a inflação vai de 1% a 500%.

Assembleias gerais de acionistas multiplicam-se

Montepio, Galp Energia, Cofina, Ramada Investimentos e Indústria, Altri e Greenvolt. Esta é a extensa lista de empresas cujos acionistas vão juntar-se para as respetivas assembleias-gerais anuais, esta sexta-feira.

Resultados da banca, energéticas e mais

O dono do BPI, o Caixabank, apresenta esta sexta-feira os resultados do primeiro trimestre de 2022. As energéticas ENI e ExxonMobil também têm os números do mesmo período para divulgar. No mundo das farmacêuticas, chega-se à frente a AstraZeneca. No retalho, é a vez da Colgate-Palmolive.

Há PIB "à solta"


A Alemanha vai lançar uma estimativa preliminar do Produto Interno Bruto relativo ao primeiro trimestre de 2022, depois de já ter admitido que O ministro alemão do Trabalho, Hubertus Heil, já admitiu que o PIB germânico poderá este ano apresentar um crescimento de 1,4% a 1,5%, abaixo da expansão de 2,7% registada em 2021. Em Espanha, são dados a conhecer os mesmos dados, cerca de 10 dias depois de o primeiro-ministro ter admitido rever em baixa as perspetivas de crescimento económico, dado o impacto da invasão russa à Ucrânia.

VIEW press/Getty Images

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:

-
Para já, não há condenações no "cartel" da banca. Processo suspenso para ir ao Tribunal de Justiça da União Europeia

-Lagarde admite terminar compras em julho e concentrar-se na subida dos juros

-Vinho: No consumo per capita Portugal segura o título de campeão do mundo

-Autovoucher está "na reserva". Tem três dias para usufruir dos últimos 20 euros

-Manobra no ISP e IVA dos combustíveis é a medida fiscal mais dispendiosa para o Estado

Pode continuar durante o dia a seguir a atualidade económica na nossa edição digital. Votos de uma boa sexta-feira e um ótimo fim-de-semana!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: aboliveira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate