Escalada de preços continua em praticamente todas as categorias de produtos alimentares. Custo de um cabaz básico já aumentou 10%
Ir ao supermercado está cada vez mais caro. A inflação que se faz sentir desde o início do ano abrange praticamente todos os produtos alimentares, da carne e do peixe aos legumes e à fruta, passando pelas conservas e pelas mercearias. Em alguns casos, as subidas são vertiginosas. O óleo vegetal é o produto que mais aumentou, com um salto de 66%, seguido do tomate, que está quase um euro mais caro por quilo (44%).
Segundo dados da DECO/Proteste, que monitoriza a evolução do preço médio dos produtos alimentares em todos os supermercados, o frango, que é uma das carnes mais consumidas em Portugal por ser tradicionalmente mais barata, teve um aumento de 33%, o terceiro mais acentuado. E não é fácil encontrar alternativas no talho. Além do frango, do Top 10 dos produtos que mais sofreram com a inflação constam ainda outras três carnes: bifes de peru (27%), lombo de porco (23%) e novilho de vaca (17%).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JBastos@expresso.impresa.pt