Carro do Ano

BYD Dolphin: Um citadino bem medido

Candidato na classe Citadino do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.

BYD Dolphin

Exagerando um pouco, poderíamos dizer que o Dolphin é uma espécie de BYD Atto 3 em mais pequeno, dada a similitude das linhas exteriores e das soluções técnicas. Quer-me parecer, contudo, que esta redução de tamanho (que, mesmo assim faz dele um citadino maior que alguma concorrência) evidencia alguns pontos fracos. De facto, o Atto 3 era convincente, fosse ao nível do espaço interior, do andamento ou da autonomia: os 400 km que o computador de bordo mostrava eram reais e confirmáveis na prática.

O Dolphin, irmão mais pequeno do Atto 3, despacha-se menos, ainda que a autonomia, embora inferior, continue a ser convincente: da ordem dos 300 km reais. Já os sistemas de segurança pareceram-me mais intrusivos, caso da travagem de imergência e da mitigação de colisões: na lisboeta Segunda Circular, numa situação trivial de formação de engarrafamento, bem visível para o condutor, ou seja para mim próprio, o carro resolveu não só travar a fundo sozinho como virar bruscamente para a direita… Outra coisa que não funciona bem é o pequeno painel alinhado com o centro do volante e que parece uma espécie de alternativa barata ao “head up display” (projecção virtual das informações no pára-brisas). A ideia é boa, ou seja concentrar ali as informações essenciais: velocidade, autonomia, bateria restante, etc, O problema é que os algarismos são minúsculos, logo pouco ou nada se consegue ler. A melhorar.

Um forte argumento chamado preço

O BYD Dolphin, custando ligeiramente menos de € 30 mil, bate em preço, por exemplo o Peugeot e-208 (€ 32150) ou o Renault Megane e-tech (€ 44850). Apenas o novo Citroen e-C3 lhe pode fazer sombra com os seus anunciados € 27800. Custos à parte, o Dolphin que ensaiei tinha uma “brasileirização” das mensagens do painel algo caricata. Fui informado que estava “a dirigir acima da velocidade limite” ou que estava a causar perigo “com as luzes em feixe alto”. Em português de Portugal chama-se, respectivamente, “excesso de velocidade” e “faróis em máximos”…

FICHA TÉCNICA

BYD Dolphin

Hatchback, 5 portas e 5 lugares

PVP (€) Desde 29990

Motor elétrico com uma bateria de 44,9 a 60,4 kWh

Potência 95 a 204 cv

Binário 180 a 310 Nm

Velocidade máxima (km/h) 160

Aceleração (0-100 km/h em segundos) 7 (versões Confort e Design)

Bagageira (l) 345

Comprimento/largura/altura (m) 4,29/2,01/1,57

Autonomia combinada 340 a 427 km

Carregamento Doméstico de 7h 18 (monofásico) a 6h 12 (trifásico); Rápido de 28 a 42 minutos (80%)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RCardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate