Vladimir Putin disse que a Rússia está preparada para intervir no mercado energético europeu, fazendo com que os participantes do mercado antecipem um aumento do fornecimento de gás natural à Europa.
Depois das declarações proferidas esta quarta-feira pelo presidente russo, o preço do gás natural nos mercados internacionais caiu fortemente, sinalizando uma mudança nas expectativas. Se tal acontecer, o Inverno europeu poderá ficar a salvo de preços exorbitantes na energia.
Segundo o Financial Times, estas declarações tendem a dissolver as críticas europeias de que as reservas de gás natural estavam a ser encaradas pela Rússia como uma moeda de troca para a aprovação da gasoduto Nord Stream 2, que irá fornecer gás natural a um dos seus maiores clientes, a Alemanha, sem passar pela Ucrânia.
Esta acusação à Rússia de que está a tornar o recurso natural numa "arma", nas palavras de políticos europeus (e, em particular, ucranianos), provocou uma resposta do presidente russo que disse, através do seu porta-voz, que Moscovo "não tem qualquer tipo de papel no que está a acontecer no mercado do gás".
Os preços da energia estão em forte subida por toda a Europa e estão a causar problemas económicos (temendo-se sustos na inflação), industriais e até políticos, como desde há meses em Espanha e, agora, em Portugal.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt