Exclusivo

ARQUIVO Diário

Orcas avistadas no Algarve são ‘turistas sazonais’

Grupo de orcas avistado ao largo de Sagres na primavera. Destacam-se pela grande barbatana dorsal e pela mancha branca e podem medir até 10 metros e pesar 10 toneladas
Grupo de orcas avistado ao largo de Sagres na primavera. Destacam-se pela grande barbatana dorsal e pela mancha branca e podem medir até 10 metros e pesar 10 toneladas
Mar Ilimitado

O recente avistamento de um grupo de orcas ao largo da Fuzeta, na costa algarvia, surpreendeu os turistas que as viram, assim como muitos portugueses que desconheciam a frequente passagem destes grandes mamíferos marinhos, da família dos golfinhos, pelas águas nacionais.

Elas andam aí há já muito tempo. Há uns 15 anos, pelo menos, que grupos de orcas são monitorizadas anualmente por investigadores portugueses e espanhóis. “Umas cinco famílias diferentes de orcas passam anualmente ao largo do Algarve a caminho do estreito de Gibraltar”, conta Sara Magalhães, bióloga marinha e proprietária de uma empresa marítimo-turística (Mar Ilimitado) que leva turistas a observar estes e outros animais marinhos ao largo de Sagres, no Barlavento algarvio.

Assim é porque estes cetáceos da família dos golfinhos “vão atrás dos atuns que desovam no Mediterrâneo e tornam-se sazonalmente residentes”, explica a bióloga.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ctomas@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate