Cultura

Ferro Rodrigues recorda Fernando Echevarría como poeta e antifascista

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje "sentido pesar" pela morte do poeta Fernando Echevarría, recordando o seu passado antifascista, antes do 25 de Abril.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou hoje "sentido pesar" pela morte do poeta Fernando Echevarría, recordando o seu passado antifascista, antes do 25 de Abril.

Numa mensagem de pesar, Ferro recordou que Echevarría foi "antifascista desde muito cedo" e que aderiu ao "Movimento de Ação Revolucionária (MAR) e à Frente Patriótica de Libertação Nacional (FPLN), antes de fundar, com Emídio Guerreiro e Hermínio da Palma Inácio, a LUAR (Liga de Unidade e Ação Revolucionária)".

"Mas é sobretudo na poesia que Fernando Echevarría deixa a sua marca, através de uma sólida e singular obra, de forte dimensão filosófica, denunciando os estudos de Filosofia e Teologia em Espanha, no seminário de Astorga", lê-se na nota.

O poeta Fernando Echevarría, nascido em Espanha e radicado em Portugal, morreu aos 92 anos, confirmou hoje a mulher, Flor Campino, numa publicação na rede social Facebook.

A primeira publicação de Fernando Echevarría, "Entre dois anjos", data de 1956. Seguiram-se "Tréguas para o Amor", em 1958, e "Sobre as horas", em 1963.

Fernando Echevarría nasceu em Cabezón de la Sal, na província espanhola de Santander, na Cantábria, em 26 de fevereiro 1929, e mudou-se para Portugal em 1953, depois de cursar Humanidades, Filosofia e Teologia, em Espanha.

A partir de 1961, por razões políticas, esteve exilado em Argel (Argélia) e Paris (França), onde fixou residência, em 1966.

Fernando Echevarría regressou a Portugal na década de 1980, tendo-se instalado no Porto.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas