Cultura

Emmys. HBO ou Netflix, quem vence num mundo onde o Disney+ já começa a mostrar a sua força?

Emmys. HBO ou Netflix, quem vence num mundo onde o Disney+ já começa a mostrar a sua força?

A guerra do streaming está ao rubro nos Emmys deste ano. Por enquanto a Netflix vence em nomeações, mas são os prémios (onde a HBO muitas vezes se destaca) que contam. Nas categorias técnicas, o recém-nascido Disney + já mostrou que não entra na batalha para perder

Emmys. HBO ou Netflix, quem vence num mundo onde o Disney+ já começa a mostrar a sua força?

João Miguel Salvador

Coordenador digital

Os serviços de streaming entraram no mundo do entretenimento sem pedir e rapidamente se tornaram senhores das temporadas de prémios, ultrapassadando os canais de televisão linear em poucos anos. Agora é entre pares que tudo se decide (embora a HBO continue a manter uma estação, além dos serviços de streaming disponíveis por todo o mundo) e a guerra não podia estar mais renhida.

Um olhar sobre as nomeações aos Emmys deste ano mostra que a Netflix está a levar a melhor em número de produções nomeadas, batendo um novo recorde com um total de 160 nomeações, contra as 107 da HBO que o ano passado tinha conquistado 137). Só depois surgem a NBC (47), ABC (36) e FX (33), canais sem distribuição em Portugal mas cujos conteúdos são apresentados através de outras plataformas, mas não será o regresso dos canais tradicionais a preocupar os serviços de streaming. A grande ameaça será mesmo o todo poderoso Disney+, acabado de chegar a Portugal já este mês.

“THE MANDALORIAN” MOSTRA A FORÇA DE STAR WARS

Ainda a dar os primeiros passos, apesar de contar já com mais de 60 milhões de utilizadores em todo o mundo, serviço de streaming estreia-se em destaque nos Emmys como um dos grandes vencedores das categorias técnicas — a par com “Watchmen” da HBO.

“The Mandalorian”, a primeira série live-action a partir de Star Wars, foi uma das vencedoras dos Creative Emmy Awards, evento que premia os aspetos mais técnicos das séries de TV (edição, som e figurinos, entre outros) e que aconteceu esta quarta e quinta-feira online. Sem dar hipóteses à concorrência, a produção do Disney+ levou para casa cinco estatuetas, nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Mistura de Som, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhor Edição de Som.

Já “Watchmen” da HBO venceu quatro prémios, nas categorias de Melhor Mistura de Som para Série Limitada ou Telefilme, Melhor Edição para Série Limitada ou Telefilme, Melhores Figurinos de Fantasia/Sci-fi e Melhor Fotografia para Série Limitada ou Telefilme. Tanto “Mandalorian” como “Watchmen” estão nomeadas para Melhor Série, mas não vão enfrentar-se por surgirem em categorias distintas. A proposta do Disney+ enfrenta “Handmaid's Tale”, “The Crown”, “Killing Eve”, "Better Call Saul", "Ozark", "Stranger Things" e "Sucession" para Melhor Série Dramática, ao passo que “Watchmen” surgem na lista para Melhor Série Limitada — com “Little Fires Everywhere”, “Mrs. America”, “Unbelievable” e “Unorthodox”.

Os vencedores serão revelados este domingo numa cerimónia com apresentação de Jimmy Kimmel. A transmissão televisiva acontece na SIC Caras a partir das 00h30 da madrugada de domingo para segunda-feira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmsalvador@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate