Cultura

Festival Iminente. “Rutura num coletor público” levou a descargas em Monsanto

Festival Iminente. “Rutura num coletor público” levou a descargas em Monsanto

Vídeo partilhado nas redes sociais mostra descargas de esgoto em Monsanto em fim-de-semana de festival. Situação deveu-se a uma “rutura num coletor público”, segundo a autarquia, que está ainda a apurar as causas do incidente

Festival Iminente. “Rutura num coletor público” levou a descargas em Monsanto

Mafalda Ganhão

Jornalista

Festival Iminente. “Rutura num coletor público” levou a descargas em Monsanto

Liliana Coelho

Jornalista

As imagens mostram uma encosta completamente suja com o que o autor do vídeo descreve como parecendo as descargas dos esgotos do festival Iminente, que decorreu este fim-de-semana em Monsanto, Lisboa.

Frederico Nunes, um ciclista que circulava no local este domingo, recorreu ao Facebook para denunciar a situação. No vídeo, explica estar nas traseiras “de um antigo restaurante abandonado” e diz o que vê: O lixo dos esgotos, “penso que das casas-de-banho”, restos de papeis higiénicos e muitas luvas de plástico – que deduzo terem sido usadas pelo pessoal das equipas da comida”.

Frederico Nunes queixa-se do cheiro. “Não vos passa pela cabeça. É esgoto a céu aberto”, refere.

Loading...

O autor partilhou as imagens na página de Facebook do evento próprio festival, que foi entretanto eliminada. Na sua página pessoal diz ter tentado falar com alguém “responsável pelo evento”, mas não ter sido autorizado a entrar.

Ao Expresso, a organização do festival Iminente, que entretanto bloqueou os comentários dos utilizadores na suas redes sociais, disse não querer fazer declarações, por estar ainda a tentar apurar o que aconteceu. No entanto, a autarquia garante que a situação se deveu a “uma rutura num coletor público”, desconhecendo-se ainda as causas do incidente.

“Uma equipa da CML iniciou, ontem mesmo, os procedimentos para limpar o terreno através da remoção das terras afetadas, que se encontram numa zona de difícil acesso, garantido que não há qualquer impregnação e contaminação do solo”, refere a CML em comunicado.

Ainda de acordo com a autarquia, a presença de resíduos no terreno não está ligada à utilização das casas de banho, garantindo que “são respeitadoras das mais elevadas normas ambientais”.

Neste momento, os serviços de saneamento camarários “estão a analisar as causas para a rutura do coletor, que tinha sido alvo de uma vistoria a 10 de agosto de 2019”.

Em comunicado, o Festival Iminente assegura que “cumpriu rigorosamente todas as diligências, em sintonia com os órgãos da CML mais especificamente os seus departamentos de ambiente e saneamento, para que todo o ecossistema fosse respeitado e as regras de funcionamento e de descargas cumpridas”. A filosofia do festival, acrescenta a organização, “pauta-se pelo respeito do espaço onde se insere”.

O festival Iminente realizou-se entre os dias 19 e 22 de setembro.

Notícia atualizada às 15h42

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate