Morreu Bruce Loose, antigo vocalista e baixista da banda de punk rock norte-americanos Flipper. Tinha 66 anos.
A notícia foi confirmada pela página oficial da banda no Facebook, na passada sexta-feira (5 de setembro). Uma conta do Instagram dedicada à cena de São Francisco (Califórnia), de onde os Flipper eram naturais, aponta um ataque cardíaco como a causa da sua morte.
Nascido Bruce Calderwood, Bruce Loose juntou-se aos Flipper em 1979, substituindo o vocalista original, Ricky Williams. Esteve presente nos quatro álbuns que o grupo editou desde então, incluindo “Generic Flipper”, de 1982, por muitos considerado como um marco na história do rock alternativo.
Sem nunca alcançarem o sucesso a nível de vendas, a banda conta entre os seus fãs e discípulos nomes como Kurt Cobain - que num dos seus diários apontou “Generic Flipper” como um dos seus álbuns preferidos de sempre - e Krist Novoselic, que chegou mesmo a fazer parte do grupo entre 2006 e 2009.
David Yow, dos Jesus Lizard, substituiu Bruce Loose de 2015 a 2022. Henry Rollins, Jane's Addiction ou Moby - que cantou certa noite com o grupo, substituindo Will Shatter - também fazem parte da lista de artistas influenciados pelos Flipper.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt