Um grupo de hackers afirma ter roubado os dados pessoais de mais de 560 milhões de clientes da Ticketmaster, a maior empresa de venda de bilhetes de espetáculo do mundo.
De acordo com a “Billboard”, que cita o site de notícias sobre cibersegurança “Hackread”, o alegado ataque terá sido levado a cabo por um grupo que se autointitula como ShinyHunters, e que diz ter conseguido roubar mais de 1,3 terabytes de dados da empresa. Entre estes dados estão os nomes, as moradas, endereços de e-mail, números de telefone e informações relativas aos cartões de crédito dos clientes da Ticketmaster.
O grupo ameaça agora vender estes dados por um valor a rondar os 500 mil dólares (461 mil euros), quantia que exige como resgate para libertar novamente estes dados.
Até ao momento, a Live Nation, dona da Ticketmaster, não admitiu ter sofrido um ataque informático. Porém, membros do Ministério da Administração Interna da Austrália afirmaram à rádio pública australiana ter conhecimento de um incidente que poderá afetar milhões de clientes da Ticketmaster em todo o mundo.
O ataque surge poucos dias após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter processado a Live Nation, acusando a empresa de deter um monopólio ilegal no que à indústria da música ao vivo diz respeito.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt