Música nova para o fim de semana: Idles de volta, Beyoncé ‘vira’ country, Pearl Jam sempre rock e Ivandro com pele de trovador
Pearl Jam em 2024
A meio de fevereiro, trazemos-lhe muitas novidades. Os Idles têm disco novo, que virão apresentar ao Porto; Ivandro veio à redação da BLITZ mostrar-se “trovador”; Beyoncé agora faz country e os Pearl Jam já lançaram a primeira ‘pedra’ do próximo disco. Mas também há canções de Dua Lipa, Capitão Fausto, Ana Lua Caiano, Hélio Morais e Warpaint e álbuns de Grandaddy, Ivandro ou Dillaz para ouvir
O novo álbum dos Idles, “Tangk”, é um dos destaques desta sexta-feira. Para o sucessor de “Crawler”, a banda inglesa, que a 29 de fevereiro dá começo à digressão europeia com um concerto no Porto, contou com a colaboração de Nigel Godrich, conhecido pelo seu duradouro trabalho com os Radiohead. A BLITZ falou com Mark Bowen, guitarrista dos Idles, sobre o disco que o músico considera ser “o mais acessível” do quinteto até agora.
Mark Bowen, Adam Devonshire, Jon Beavis, Joe Talbot e Lee Kiernan (da esq. para a dir.): com novo álbum, os Idles atuam dia 29 na Super Bock Arena — Pavilhão Rosa Mota, no Porto
Tendo anunciado o lançamento de um novo álbum, “Act II”, nas lojas a 29 de março, Beyoncé já apresentou, à laia de aperitivo, duas canções novas, que piscam o olho à country: 'Texas Hold 'Em' e ‘16 Carriages’.
Esta semana, também os Pearl Jam revelaram a primeira amostra de “Dark Matter”, 12.º álbum da banda de Seattle, nos Estados Unidos. O sucessor de “Gigaton”, de 2020, sai a 19 de abril e tem no tema-título o single inicial:
Em Portugal, Ivandro apresenta esta sexta-feira o seu primeiro álbum. “Trovador” inclui temas que obtiveram grande sucesso nos últimos meses, como ‘Lua’ e ‘Chakras’, mas também o tema-título, que o cantor apresentou ao vivo na redação da BLITZ.
“Foi a música que, quando a escrevi, me fez finalmente perceber como é que ia montar o meu álbum e também qual seria o nome dele”, explicou Ivandro antes de cantar ‘Trovador’, acompanhado à guitarra.
Slow J, António Zambujo, Marisa Liz, Bispo e Julinho KSD são alguns dos convidados de “Trovador”, estreado ao vivo na redação da BLITZ:
“Próprio” é o título do novo álbum do português Dillaz. Com concertos marcados para o Coliseu de Lisboa, a 1 de março, e o Coliseu do Porto, a 15, o rapper lança hoje o sucessor de “Oitavo Céu” (2002), que oferece temas como ‘Colãs’, ‘Agiota', ‘Cantona’ ou ‘Alô’, com Plutónio.
Também esta semana chegou o terceiro e último single de “Subida Infinita”, o novo álbum dos Capitão Fausto. ‘Nuvem Negra’ é, segundo a banda, “uma canção emotiva e comovente, que fala sobre despedidas e respeito pelas partidas, com a promessa de se ficar perto. É a canção que nos sobrevoou durante os anos que passaram, pairou sobre este disco até se dissipar na chuva que foram todas as outras canções. Somos nós a falar sobre nós, como quase sempre nas nossas músicas.” O vídeo é de Martim Braz Teixeira.
Com álbum prometido para 15 de março, Ana Lua Caiano acaba de lançar um novo tema desse disco. ‘O Bicho Anda Por Aí’ antecipa “Vou Ficar Neste Quadrado” e expande a sonoridade da cantora-compositora para territórios mais dançáveis. A letra debruça-se sobre saúde mental, o medo da doença e a busca de controlo e segurança.
Nas palavras da autora: “Fala do ponto de vista de uma personagem hipocondríaca e sobre todos os pensamentos indesejados que passam pela sua cabeça. Esses pensamentos vêm em forma de lista: lista do que não fazer, de onde não tocar, de como agir." O vídeo é de Joana Caiano.
‘Almoço de Domingo’ é o terceiro single do álbum a solo de Hélio Morais, dos Linda Martini e PAUS. “Pisaduras” sai daqui a uma semana, a 23 de fevereiro, e será apresentado a 9 de março no CCB, em Lisboa. Quanto a ‘Almoço de Domingo’, Hélio Morais explica: “Nesta canção canto sobre as memórias que tenho, enquanto filho de pais angolanos, dos almoços de domingo em casa da minha bisavó, no Pendão/Queluz. Almoços nos quais a minha família materna se juntava para conviver durante todo o dia, à volta da mesa e com muita música. Para mim, tudo aquilo era fascinante.”
“Não vivia com a minha mãe, então tinha poucas oportunidades para estar com este lado da família. Comia-se muamba, dançava-se Bonga, Paulo Flores, Tubarões, Bana e outros. Eu queria muito fazer parte de tudo aquilo, mas, ao mesmo tempo, era muito tímido. Eram, no entanto, dias felizes.”
Disponível a partir de hoje nas plataformas de streaming, “Bolero” é o primeiro álbum de Tape Junk & Pedro Branco. Editado pela Discos Submarinos, editora do músico Benjamin, o disco tem 12 temas canções criadas e produzidas pela dupla, sendo descrito como “uma viagem pelo melhor indie/folk produzido em Portugal guiada por um conjunto de histórias baseadas em factos reais contadas com todos os ingredientes de um bom blockbuster: corações partidos, um ceticismo pungente, uma esperança embriagada no acaso dos nossos encontros e desencontros.”
Sexta-feira é também dia de receber novos álbum de Jennifer Lopez (“This Is Me… Now”, sobre a sua relação com Ben Affleck e ‘companhia’ do filme musical "This Is Me...Now: A Love Story" e do documentário "The Greatest Love Story Never Told") e dos Grandaddy. Os veteranos da indie dos Estados Unidos inspiraram-se na bluegrass e na new wave para o seu primeiro álbum desde 2017, “Blu Wav”.