“E no entanto ele sobreviveu a Kurt Cobain, Chris Cornell e Layne Staley”: é desta forma espirituosa que um fã dos Pearl Jam comenta um vídeo de quase meia hora partilhado no YouTube (e que a BLITZ mostrou em 2021), no qual se veem algumas das maiores loucuras do vocalista Eddie Vedder em palco.
Na compilação de gravações de concertos da banda norte-americana ao longo de três décadas - o primeiro é de 1991 e o último de 2018 -, pode ver-se Vedder a subir a coberturas de palcos, e a cantar empoleirado de cabeça para baixo, a escalar teias de luzes e a mergulhar, de alturas consideráveis, na multidão. Dele constam ‘episódios’ registados no início de carreira da banda, em concertos na Califórnia ou na Universidade do Kansas, mas também nos grandes palcos que o grupo rapidamente começou a ocupar, como o festival PinkPop, nos Países Baixos.
Recorde-se que os Pearl Jam anunciaram esta terça-feira a edição de “Dark Matter”, o décimo segundo álbum da banda. O sucessor de “Gigaton”, de 2020, é lançado a 19 de abril. O grupo de Eddie Vedder atua este ano em Portugal: o encontro está marcado para 13 de julho no festival NOS Alive, dia para o qual já não há bilhetes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MRVieira@blitz.impresa.pt