Blitz

As maiores loucuras de Eddie Vedder, dos Pearl Jam, em palco: “E no entanto ele sobreviveu a Kurt Cobain, Chris Cornell e Layne Staley”

As maiores loucuras de Eddie Vedder, dos Pearl Jam, em palco: “E no entanto ele sobreviveu a Kurt Cobain, Chris Cornell e Layne Staley”
Frans Schellekens

Cantou empoleirado na cobertura do palco, mergulhou para os braços do público de alturas consideráveis e sobreviveu para contar as histórias. Há um vídeo de quase meia hora que reúne algumas das maiores proezas de Eddie Vedder nos concertos dos Pearl Jam ao longo das últimas três décadas. Recordamo-lo a dois meses do regresso da banda aos discos e a cinco de novo concerto em Portugal, no festival NOS Alive

“E no entanto ele sobreviveu a Kurt Cobain, Chris Cornell e Layne Staley”: é desta forma espirituosa que um fã dos Pearl Jam comenta um vídeo de quase meia hora partilhado no YouTube (e que a BLITZ mostrou em 2021), no qual se veem algumas das maiores loucuras do vocalista Eddie Vedder em palco.

Na compilação de gravações de concertos da banda norte-americana ao longo de três décadas - o primeiro é de 1991 e o último de 2018 -, pode ver-se Vedder a subir a coberturas de palcos, e a cantar empoleirado de cabeça para baixo, a escalar teias de luzes e a mergulhar, de alturas consideráveis, na multidão. Dele constam ‘episódios’ registados no início de carreira da banda, em concertos na Califórnia ou na Universidade do Kansas, mas também nos grandes palcos que o grupo rapidamente começou a ocupar, como o festival PinkPop, nos Países Baixos.

Recorde-se que os Pearl Jam anunciaram esta terça-feira a edição de “Dark Matter”, o décimo segundo álbum da banda. O sucessor de “Gigaton”, de 2020, é lançado a 19 de abril. O grupo de Eddie Vedder atua este ano em Portugal: o encontro está marcado para 13 de julho no festival NOS Alive, dia para o qual já não há bilhetes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MRVieira@blitz.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate