Música para o fim de semana: o prazer de Janelle Monáe, o verão adolescente de Joana Espadinha e a o passeio de Rosalía em Tóquio
Janelle Monáe
A nova era de Janelle Monáe, dedicada ao prazer, é um dos destaques desta sexta-feira musical. Esta semana, chegaram também o novo tema de Carlão, um dueto entre Madonna e Sam Smith, intitulado ‘Vulgar’, e um vídeo de Bárbara Tinoco. Veja tudo aqui
O novo álbum de Janelle Monáe, “The Age of Pleasure”, é um dos destaques desta sexta-feira, no que toca a música nova. Apresentado pelos singles ‘Float’ e ‘Lipstick Lover’, o quarto longa-duração da artista norte-americana foi escrito, segundo a própria, com grande “honestidade”, procurando canalizar aquilo que lhe dá prazer.
Depois de, esta quinta-feira, ter atuado no Primavera Sound, no Porto, a espanhola Rosalía acaba de apresentar um novo vídeo, para a canção ‘Tuya’. Gravada com o produtor porto-riquenho Chris Jedi, ‘Tuya’ reflete as várias inspirações de Rosalía, como o reggaeton, além de “instrumentos japoneses, o flamenco e o tecnho gabber, todos existindo no mesmo nível.”
Esta sexta-feira chega também às plataformas de streaming ‘Vulgar’, uma colaboração entre Madonna e Sam Smith. O dueto segue-se aos elogios de Madonna a Smith, na entrega dos Grammys este ano: “Se nos disserem que estamos a fazer algo chocante, escandaloso, problemático, provocativo ou perigoso, então sabemos que estamos a fazer alguma coisa bem,”
Em Portugal, chegou esta semana às plataformas de streaming ‘Mais!', um novo tema de Carlão. Com uma letra satírica, a canção foi co-produzida por Pedro da Linha e retrata “um artista egocêntrico e de ambição desmedida, cujos objetivos se resumem numa meta impossível: ter sempre mais. Mais fãs, mais fama, mais dinheiro e notoriedade, advindo daí uma insatisfação insaciável”, pode ler-se na apresentação do single.
‘Mais!’ é uma das canções de “Formas do Verbo Amar•, EP que Carlão editará ainda este mês, e que inclui os temas ‘A Maior Traição’ e ‘Via Láctea’. Esta sexta-feira, Carão atua em Estarreja; a 24 de junho, estará nas Festas de Almada.
Também Joana Espadinha acaba de lançar um novo single. Em ‘Será o que Será’, a cantora-compositora viaja até 1995, encontrando-se com a sua versão adolescente. Produzido por Ben Monteiro (D'Alva), o tema tem vídeo de Martim Torres e uma inspiração nostálgica. “Escrevi esta canção embalada por alguma nostalgia, a pensar na expectativa que antecedia estes momentos tão esperados da adolescência. Como se fosse uma enviada ao passado para avisar a minha versão teen que aproveite aquele momento, sem pensar demasiado, que amanhã logo se verá”, escreve Joana Espadinha. “No meu diário, discorria sobre os meus dramas enquanto ouvia a Sheryl Crow, ou o Bon Jovi, assistindo imperturbável da parede do meu quarto graças à revista Super Pop que consumia religiosamente", recorda ainda.
Também esta semana, Bárbara Tinoco apresentou o vídeo de ‘Despedida de Solteira’, mais uma canção do seu novo álbum, “Bichinho”. Realizado por Carlos Marta, o vídeo é “uma sátira à temática retratada em ‘Despedida de Solteira’”, uma canção sobre “dura luta por encontrar a verdadeira alma gémea, [encontrando] algumas desilusões pelo meio”.
Deespedimo-nos com ‘Mirandum’, a nova canção da portuguesa emmy Curl, que com este tema pretende prestar homagem à região de Trás-os-Montes, da qual é natural. “Nm estado de angústia, raiva e confusão, no meio da pandemia global, criou a sua interpretação geracional de uma cultura oculta e quase esquecida, vinda de trás das montanhas na linda região do Douro. Com os campos de vinho plantados nas colinas íngremes e as oliveiras prateando a terra seca, a cultura celta com o trabalho árduo da vida pastoral ainda existe”, pode ler-se na apresentação de ‘Mirandum'. “Nascida e criada no vale entre as altas montanhas de Vila Real, emmy Curl explora agora essas antigas melodias secretas, a forma particular de canto em tom alto e as camadas rítmicas incomuns.” O novo álbum de emmy Curl deverá sair no final deste ano.