25 de Abril: os concertos que pode ver em todo o país
Sérgio Godinho
Rita Carmo
As celebrações do 49º aniversário da Revolução dos Cravos também passam pelos palcos. De norte a sul do país, Ana Moura, Sérgio Godinho, Vitorino ou JP Simões, entre muitos outros, não faltam à chamada
Na semana em que se celebra o 49.º aniversário do 25 de Abril, a música sobe aos palcos no feriado e na véspera.
Em Lisboa, Vitorino é o anfitrião de uma festa musical chamada Abril em Flor. Esta segunda-feira, no Terreiro do Paço, subirá ao palco uma ‘equipa’ composta por Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e As Cantadeiras e Cantadores do Redondo, localidade alentejana da qual é natural Vitorino. Começa às 22h00. Não muito longe, no Titanic Sur Mer (Cais do Sodré), os Irmãos Catita, de Manuel João Vieira, prometem um concerto de “arqueologia de canções do pré e pós-revolução” a partir das 22h30.
Na terça-feira, 25 de abril, o Palácio de São Bento, residência oficial do Primeiro-ministro, acolhe atuações de Ana Moura e da rapper Nenny. O programa começa às 14h30 e inclui, também, espetáculos de dança, teatro de marionetas e oficinas de artesanato.
Igualmente no feriado, Áurea sobe ao palco da Praça de Campolide, em Lisboa, para participar no espetáculo “25 de Abril Sempre”, no qual apresentará, também, o seu novo disco, “MOODS”. Áurea será acompanhada pela banda Vila Morena e o concerto começa às 16h30.
Ainda em Lisboa, o brasileiro Lenine toca no Palácio Baldaya, em Benfica, às 17h00 de terça-feira, e B Fachada leva um espetáculo especial à ZDB, no qual tocará apenas canções de José Afonso, às 22h00. Por seu turno, JP Simões atua no Largo do Carmo, às 18h00.
No Porto, o ‘aquecimento’ das celebrações também começa na véspera, com um concerto do projeto de música de intervenção Luta Livre, de Luís Varatojo, às 22h00, seguido de uma atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto. Na tarde de 25 há espetáculos de Jorge Lomba e da Brigada Victor Jara (16h45) - tudo na Avenida dos Aliados.
Em Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor recebe o concerto Sons da Liberdade (segunda, 21h30) e em Castelo Branco Pedro Jóia e José Salgueiro fazem uma homenagem a José Afonso, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco (terça, 18h00).
Um dos nomes maiores da música portuguesa, para sempre ligado à chamada música de intervenção, Sérgio Godinho estará no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, segunda-feira, como convidado da Orquestra Municipal de Sintra, sob direção do maestro Cesário Costa. Terça toca no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 17h30.
Na terça, Carlão sobe ao palco na Praça do Bocage, em Setúbal, pelas 21h30, e Capicua apresenta-se no Largo da Igreja de Odemira, às 21h30. Em Grândola, Ana Moura prepara a chegada do feriado com um concerto esta segunda-feira, pelas 22h00, junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso. Em Almada, Paulo de Carvalho e convidados começam a fazer a festa segunda-feira, às 22h, na Praça da Liberdade.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail:blitz@impresa.pt
Comentários
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes
Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes