Blitz

Eric Clapton, Brian Eno e até Nick Mason, dos Pink Floyd, pedem para que a cidade de Frankfurt não boicote concerto de Roger Waters

Roger Waters na Altice Arena, Lisboa
Roger Waters na Altice Arena, Lisboa
Rita Carmo

As posições políticas de Roger Waters sobre Israel levaram a cidade de Frankfurt, na Alemanha, a cancelar o concerto que aí se realizaria a 28 de maio, integrado na digressão “This Is Not A Drill”, a mesma que começou este mês em Lisboa. Alguns dos pares do ex-Pink Floyd vieram defendê-lo, inclusive Nick Mason, o baterista da banda de “The Dark Side of the Moon”

Foi criada uma petição para que o músico possa atuar em Frankfurt, na Alemanha, após a autarquia local ter cancelado um dos concertos da digressão “This Is Not A Drill”.

Roger Waters tinha um concerto marcado em Frankfurt a 28 de maio, que foi cancelado devido às críticas do músico ao estado de Israel. Waters já foi, por diversas vezes, acusado de antissemitismo, algo que sempre negou.

A petição, iniciada pela comediante norte-americana Katie Halper, obteve o apoio de grandes figuras da música como Brian Eno, Peter Gabriel, Eric Clapton, Nick Mason, Tom Morello e Robert Wyatt. No documento, que conta com mais de 10 mil signatários, pode ler-se que “as críticas de Waters ao tratamento que Israel dá aos palestinianos faz parte do seu ativismo pelos direitos humanos, por todo o mundo”.

“As autoridades alemãs, os promotores do concerto e as plataformas musicais não deverão sucumbir à pressão de indivíduos e grupos que preferem remover a música de Waters, em vez de discutir as questões que a sua música coloca”. Recorde-se que Waters atou no passado fim de semana na Altice Arena, em Lisboa, naquelas que foram as duas primeiras datas da digressão “This Is Not A Drill”.

“Um espetáculo altamente pensado, orquestrado e encenado ao segundo, mas com espaço para momentos de espontaneidade e até, como se provou neste adeus ternurento, para algum calor humano”, pode ler-se na reportagem da BLITZ.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas