Blitz

Festival da Canção 2023 continua este sábado: tudo sobre a segunda semifinal, das canções aos convidados

Jorge Gabriel e Sónia Araújo, apresentadores da segunda eliminatória do Festival da Canção 2023
Jorge Gabriel e Sónia Araújo, apresentadores da segunda eliminatória do Festival da Canção 2023
RTP

Seis canções vão juntar-se este sábado às sete já apuradas para a final do Festival da Canção, que se realiza dia 11. Mas primeiro é preciso prestar provas: conheça todas as canções a concurso na segunda semifinal, recorde a constituição do júri e o funcionamento da votação, e saiba quem vai atuar ao vivo na segunda gala do certame

A segunda semifinal do Festival da Canção 2023 decorre este sábado, 4 de março, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e serão dez as canções a concorrer à presença na final, que se realiza a 11 de março, apurando-se seis. Na primeira semifinal, recorde-se, foram sete as canções que passaram à final, que será composta por 13 canções.

Entre os participantes nesta segunda etapa, apresentada por Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Inês Lopes Gonçalves a partir das 21h08, estão artistas como Bárbara Tinoco, Ivandro, Lara Li ou Edmundo Inácio. A ordem das atuações, bem como as respetivas canções, pode ser consultada mais abaixo. Tem algo a dizer? Para participar na votação BLITZ sobre “quem vai passar à final” basta seguir por aqui.

Além dos concorrentes, sobem ao palco para atuações especiais vários convidados: Nicolas Alves, finalista do concurso “The Voice Kids” e representante português no concurso Eurovisão Júnior 2022, Filipe Sambado e Carlos Mendes.

As regras mudaram este ano e já não serão apenas dez as canções finalistas: das 20 canções a concurso nas duas semifinais, treze são apuradas para a grande final. Sete já o foram na primeira semifinal.

Tal como na primeira semifinal, haverá uma votação realizada por televoto e por um júri constituído pelos músicos Alex D'Alva, Márcia, Carlos Mendes, Sara Correia, MARO e Neev e o radialista Pedro Ribeiro - numa ponderação de 50/50 - da qual sairão nesta eliminatória cinco canções (foram seis na primeira semifinal, devido a um problema no televoto). A sexta e última será repescada por novo voto do público. As canções apuradas, à exceção da sexta, são anunciadas sem que se divulguem resultados do júri e do televoto, por ordem aleatória.

O vencedor da final de 11 de março representará Portugal na Eurovisão, que este ano se realiza na cidade inglesa de Liverpool, no Reuno Unido entre 9 e 13 de maio. A canção portuguesa participará na primeira semifinal.

Edmundo Inácio - A Festa

The Happy Mess - O Impossível

Teresinha Landeiro - Enquanto É Tempo

Bandua - Bandeiras

Bárbara Tinoco - Goodnight

Inês Apenas - Fim do Mundo

Ivandro - Povo

Dapunksportif - World Needs Therapy

Lara Li - Funâmbula

Voodoo Marmalade - Tormento

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate