Blitz

É sexta-feira: uma mão cheia de novidades portuguesas e outras canções novas para descobrir no fim de semana

MARO (esquerda), Carminho, Vaiapraia com Júlia Reis (centro), xtinto (direita)
MARO (esquerda), Carminho, Vaiapraia com Júlia Reis (centro), xtinto (direita)

As primeiras amostras dos novos álbuns de Carminho e MARO, um tema “menos metaleiro” dos Slipknot e outras novidades: mais uma sexta-feira cheia de música nova em Portugal, e não só

Carminho, MARO e Vaiapraia são alguns dos artistas que, esta sexta-feira, apresentam novidades.

Com novo álbum, “Portuguesa”, em março, a fadista Carminho lança hoje o primeiro single desse trabalho, ‘O Quarto’. O tema tem letra de Carminho e música de Alfredo Marceneiro.

Sobre a escolha deste fado para apresentar o álbum, diz a artista: “Quis começar este novo capítulo referenciando a história do fado, em particular, a mestria inspiradora de Alfredo Marceneiro na composição dos seus próprios fados tradicionais. Construir um repertório próprio, praticando diferentes combinações dentro de uma mesma tradição, é algo que me desafia.”

Carminho, que produziu o disco, começa a apresentar “Portuguesa” ao vivo a 4 de março, em Faro, chegando aos coliseus de Lisboa e Porto a 3 e 10 de novembro, respetivamente.

Quem também começa hoje a desvendar o seu novo álbum é MARO. A cantora-compositora e multi-instrumentista lançará “Hortelã” em abril, e até lá apresenta um single por semana (à quinta chegam os vídeos e à sexta as canções estão disponíveis em streaming).

Sobre ‘Oxalá’, o primeiro single de “Hortelã”, diz MARO: "É a primeira canção do novo álbum e fala de saber que provavelmente não vai dar certo e mesmo assim escolher e ver se dá. Quis que fosse o primeiro single porque vai muito ao encontro da minha atual visão da vida; tentar ver o lado positivo das coisas e ir vivendo sem expectativas nem pressão.”

Gravado em Barcelona com dois amigos guitarristas de Mariana Secca, aka MARO, “Hortelã” é, nas palavras da sua autora, “um álbum íntimo e sincero, que gravei com a intenção de deixar para trás o que foi e começar um novo capítulo.” À BLITZ, a artista que em 2022 ganhou o Festival da Canção avançou que o novo disco é ”um contraste com o [álbum] que saiu em agosto, que era muito mais produzido, eletrónico e com várias camadas. Era quase uma celebração do amor, do lado mais feliz. Este é o contrário: só tem três guitarras e foi todo gravado ao vivo, sem overdubs. As músicas também são bastante mais tristes."

Também hoje fica disponível “Estrelas e Trovões”, um novo EP do português Vaiapraia. Composto por quatro temas, o trabalho marca o regresso do músico “à crueza e simplicidade” e foi gravado em colaboração com Júlia Reis, das Pega Monstro.

A palavra a Vaiapraia: “São quatro músicas escritas com um baixo acústico que me tem acompanhado nos últimos dois anos e tal, desde que deixei de viver em Portugal. (…) Em maio do ano passado, enviei à Júlia Reis várias demos. O impulso surgiu quando vi um vídeo da Júlia a tocar a sua música ‘Limalha do Dão’ ao vivo, que ficou em repetição na minha cabeça.”

"Durante os meses seguintes trocámos áudios e ideias por mail (…). Foi tudo muito natural, apesar de não nos vermos há anos e ambos termos saído de Lisboa. Finalmente, em dezembro fui até à casa dela em Vilar Seco. Convidámos o Leonardo Bindilatti e num fim de semana ele gravou-nos isto. Mal cheguei lá, tive a melhor noite de sono desde há muito tempo. Na sala onde fizemos a gravação, a lareira esteve sempre acesa - tão acesa que se ouve às vezes."

‘Rio da Promessa’ é uma das faixas do EP “Estrelas e Trovões”:

Por seu turno, xtinto acaba de lançar ‘Cadáver’, novo single do seu vindouro álbum de estreia. Descrito como “uma carrossel de emoções”, o tema resulta da colaboração com Benji Price, Beiro e Kidonov.

Segundo xtinto, ‘Cadáver’ é "uma música sobre sucesso póstumo. A inspiração nasceu da inquietação que a morte sempre me causou, em especial quando se trata de um artista. É a minha forma de purgar alguns fantasmas que pairam à minha volta. Estou a tentar reclamar a eternidade da minha obra, para que eu nunca morra."

O álbum de estreia de xtinto tem por título “Latência” e chega a 10 de fevereiro.

A nível internacional, destaque para ‘Bone Church’, um regresso “menos metaleiro” dos Slipknot, e da cantora inglesa Katie Melua, cujo novo single ‘Those Sweet Days’ antecipa o seu nono álbum, “Love & Money”, nas lojas a 24 de março.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas