Blitz

Phoebe Bridgers partilha mensagem polémica sobre rainha de Inglaterra: “De luto pelas vidas roubadas e violadas no seu reinado”

Phoebe Bridgers
Phoebe Bridgers
Getty Images

Artista norte-americana está a ser criticada por atacar a imagem de Isabel II pouco depois da sua morte

Phoebe Bridgers está a ser criticada por ter repartilhado nas stories do Instagram uma mensagem na qual a rainha de Inglaterra, Isabel II, falecida na passada quinta-feira, é atacada pelo passado colonial do Reino Unido. A artista norte-americana é acusada de insensibilidade e alvo de comentários como: “E esperas pela morte dela para dizer aquilo que pensas? Que conveniente”.

“Hoje, estamos de luto por todas as vidas roubadas, violadas e traumatizadas que foram afetadas e destruídas durante o reinado da rainha Isabel II. O dia de hoje lembra-nos de forma brutal que os criminosos de guerra são homenageados enquanto populações e sociedades inteiras aguentam as marcas de guerra da violência genocida colonial, invasão, perseguição religiosa e supremacia branca”, lê-se na mensagem repartilhada por Bridgers e criada pela plataforma artística indígena RISEindigenous.

Ver Instagram

Entre os comentários de reação à partilha da artista, podem ler-se: “Não me interessa o que ela fez. Está morta. Deixa-a descansar em paz. Se querias criticá-la, deverias tê-lo feito enquanto ela respirava”, “Alguém não estudou história. Depois da Segunda Guerra Mundial, ela fez tudo para trazer paz e serenidade” ou “Ela estava a tentar ser relevante mas, infelizmente, falhou”.

A monarca britânica morreu “pacificamente”, aos 96 anos, em Balmoral, na Escócia, na passada quinta-feira. Entre os músicos a prestarem-lhe homenagem, estiveram Elton John, Mick Jagger, Paul McCartney, Patti Smith ou Liam Gallagher.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas