Ricky Gervais defendeu-se das acusações de transfobia de que está a ser alvo, após a estreia do seu novo especial na Netflix, "SuperNature".
Após a inclusão de várias piadas consideradas transfóbicas, Gervais afirmou ao "The One Show" da BBC que "a comédia serve para desanuviar". "Falo de assuntos tabu porque quero levar o público a um sítio onde nunca foi antes, nem que seja por um segundo. As pessoas só se ofendem quando confundem o assunto de uma piada com o alvo real", afirmou.
Várias organizações de defesa dos direitos LGBTQ+, como a GLAAD, escreveram no Twitter que "SuperNature" "está cheio de desabafos gráficos, perigosos e anti-transgénero", acusando ainda Gervais de espalhar informação falsa sobre o VIH.
No seu novo programa, Ricky Gervais refere-se "às mulheres à moda antiga, aquelas que têm útero. Esses dinossauros", distinguindo-as das "novas mulheres. As que têm barba e pénis. Adoro-as, são ótimas. E agora as mulheres à moda antiga dizem: 'As [novas] mulheres querem usar as nossas casas de banho. As casas de banho para senhora. Claro, elas são mulheres — olhem para os seus pronomes! Porque é que esta pessoa não é uma senhora? Bem, porque tem um pénis", argumenta, imaginando a resposta a este argumento: "Seu preconceituoso!". Segundo a revista "Variety", Ricky Gervais completa: "E se essa senhora te violar?".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt