Os Prémios Play, que distinguem a música portuguesa lançada no ano anterior, foram entregues na noite de quinta-feira, no Coliseu de Lisboa. Ao longo de 3 horas, foram atribuídos 13 prémios, tendo Ana Moura e Dino D'Santiago levado para casa dois galardões cada. Moura, que foi mãe há uma semana mas também atuou na cerimónia, foi Melhor Artista Feminina, vencendo também na categoria de Melhor Videoclip (por 'Andorinhas') enquanto Dino foi Melhor Artista Masculino e Prémio da Crítica, alguns meses depois de ter visto "Badiu" ser eleito Melhor Álbum Nacional para a BLITZ.
O galardão de Melhor Grupo seguiu para os Black Mamba, enquanto Jorge Palma viu o disco ao vivo "70 Voltas ao Sol" ser considerado Melhor Álbum. Simone de Oliveira, que recentemente - neste mesmo Coliseu - disse adeus aos palcos ao fim de 65 anos de carreira, recebeu o Prémio Carreira, tendo feito um discurso de agradecimento a todos os artistas presentes, lembrando também vultos que já partiram (como Artur Garcia e Madalena Iglésias), e deixando, aos 83 anos, uma mensagem de afirmação da sua inabalável personalidade: "Sou uma noctívaga, gosto de dormir de manhã, gosto de me deitar tarde, gosto de um uísque, gosto de fumar e gosto de viver".
Veja a lista completa de vencedores:
Melhor Artista Feminina: Ana Moura
Melhor Artista Masculino: Dino D'Santiago
Melhor Grupo: The Black Mamba
Melhor Videoclip: 'Andorinhas', de Ana Moura
Melhor Álbum de Jazz: '"Unlimited Dreams", de João Lencastre's Communion
Melhor Álbum de Fado: "Horas Vazias", de Camané
Prémio Lusofonia: Paulo Flores
Prémio da Crítica: Dino D'Santiago
Artista Revelação: EU.CLIDES
Melhor Álbum de Música Clássica: "Portuguese Music for Piano Duo", de Luís Duarte e Lígia Madeira
Melhor Álbum: "70 Voltas ao Sol", de Jorge Palma
Prémio Carreira: Simone de Oliveira
Canção do Ano: 'Onde Vais', de Bárbara Bandeira e Carminho
Várias atuações ao vivo pontuaram a gala: Ana Moura com Nenny, Black Mamba com André Fernandes, Paulo Flores e Sara Correia, Dino D'Santiago com Banda Monte Cara, Moonspell e Dulce Pontes, Gama com Piruka e Jimmy P ou Camané com Agir e o Coro Ucraniano da Igreja Greco-Católica de Lisboa (com cenário alusivo à situação de guerra vivida na Ucrânia). Na entrega dos vários prémios estiveram nomes da música como Capicua, Carlão, Tatanka, Sara Correia, Dino D'Santiago, Bárbara Tinoco ou Marisa Liz.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt