Os casos do vírus Nipah estão a aumentar no sul da Índia, no estado de Kerala. Há 950 contactos de risco sob vigilância. Apesar de ainda só terem sido confirmados seis infetados, o novo surto está a levar as autoridades locais a encerrar escolas e escritórios, e a declarar zonas de contenção em algumas aldeias. Que vírus é este e que risco representa?
Segundo o virologista Paulo Paixão, o Nipah é um vírus zoonótico que tem como principal “reservatório” o morcego-da-fruta, também conhecido pelo nome de raposa-voadora. Trata-se de “um morcego que existe sobretudo no Sudeste Asiático”. O primeiro surto registou-se em 1998, entre criadores de porcos, numa vila na Malásia chamada Nipah — daí o nome.
O vírus pode ser transmitido dos animais (sobretudo morcegos e porcos) para os seres humanos através de alimentos contaminados, por exemplo, e de humanos para humanos através do contacto pessoal próximo. “O Nipah nem sempre tem transmissão inter-humana, mas há algumas variantes que têm e aparentemente esta [que está a preocupar a Índia] é uma delas”, afirma o professor na NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas.
É o quarto surto de Nipah que a Índia enfrenta desde 2018. Em Kerala, morreram até agora duas pessoas. Dos 950 contactos identificados, 213 são considerados de “alto risco”. Para conter a propagação do vírus, Pinarayi Vijayan, o governador estatal, pediu às pessoas para “cooperarem plenamente com as restrições” e para “enfrentarem a situação com cautela”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt