Exclusivo

Saúde

Que medidas vai o Ministério da Saúde implementar? O que é a dedicação plena? E os médicos vão poder trabalhar no privado?

Que medidas vai o Ministério da Saúde implementar? O que é a dedicação plena? E os médicos vão poder trabalhar no privado?
Antonio Pedro Ferreira

Manuel Pizarro desistiu de chegar a consenso com os sindicatos e vai avançar unilateralmente com alterações no Serviço Nacional de Saúde. O Ministro cedeu em pagar mais, mas exige trabalho acrescido. Os clínicos não aceitam mais carga laboral nem dedicação pelos aumentos oferecidos e mantêm greves

1. O que impediu o acordo entre o Governo e os sindicatos médicos?

Durante quase 17 meses de negociações, a valorização do trabalho médico e a dedicação dos profissionais ao SNS foram sempre os pontos de cisão. Os sindicatos reivindicam um aumento do valor-hora para todos os médicos que permita a reposição do poder de compra dos últimos dez anos e atente à inflação e que, por isso, terá de rondar, os 30%. Nessas circunstâncias, o Governo somente oferece um aumento médio de 3,6%, sublinhando que “para além deste aumento médio, também há aumento do valor-hora, por redefinição horária para as 35 horas”. Os valores mais expressivos só serão obtidos em suplementos, que os médicos receiam por serem voláteis.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate