Exclusivo

Saúde

“Riscos graves para grávidas, doentes e médicos”: Ordem diz que obstetrícia do Santa Maria não tem “condições para continuar aberta”

“Riscos graves para grávidas, doentes e médicos”: Ordem diz que obstetrícia do Santa Maria não tem “condições para continuar aberta”
Science Photo Library - IAN HOOT

Visita do colégio da especialidade para avaliar a assistência prestada nas urgências e no bloco de partos revela “riscos graves para a segurança das grávidas, doentes, médicos e restantes profissionais de saúde”. Peritos são taxativos sobre a falta de médicos nas escalas do serviço. Problema vai ser ‘resolvido’, pelo menos, durante um ano, enquanto decorrem as obras de ampliação e os cuidados estão concentrados no Hospital São Francisco Xavier. Transferência é já no dia 1

O aviso é endereçado aos administradores do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) pelo Colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos. No documento, a que o Expresso teve acesso, os peritos pedem “um contacto urgente com a tutela do Serviço Nacional de Saúde, dado o sério risco regional que está em causa”. E fazem várias outras recomendações: “A população deve ser serenamente alertada e devidamente orientada” e “os organismos competentes, incluindo os órgãos da Ordem dos Médicos, devem, sem mais demoras, acionar os mecanismos de que dispõem para pôr em prática as medidas enunciadas”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate