Jornada Mundial da Juventude

JMJ: veja que ruas vão estar cortadas ao trânsito ou condicionadas em Lisboa na primeira semana de agosto

JMJ: veja que ruas vão estar cortadas ao trânsito ou condicionadas em Lisboa na primeira semana de agosto
Manuel de Almeida/Lusa

Um guia em forma de mapas para saber com o que pode contar durante a visita do Papa Francisco a Portugal

As principais artérias do centro de Lisboa vão estar fechadas ao trânsito nos dias 1, 3 e 4 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), segundo um documento da Câmara de Lisboa a que o Expresso teve acesso e que noticiou esta terça-feira.

Os constrangimentos vão verificar-se sobretudo entre o Parque Eduardo VII e o Terreiro do Paço, abrangendo vias centrais, como parte da Avenida da Liberdade, Avenida Infante D. Henrique, Avenida Fontes Pereira de Melo, Rua do Carmo, Rua Castilho, Rua da Prata e as praças dos Restauradores e do Rossio.

O plano acordado com as indicações da PSP prevê três tipos de restrições: a da zona vermelha, onde o trânsito está proibido, a da zona amarela, em que existem condicionamentos e a população é aconselhada a não usar carro próprio, e a zona verde, em que não há restrição prévia, mas pode haver “cortes pontuais”, como se lê no referido documento. Veja abaixo a distribuição dessas zonas na cidade de Lisboa.

Situação semelhante vai acontecer na parte oriental da cidade, onde decorrem os dois eventos-chave da JMJ, a vigília e a missa final do Papa Francisco, que têm lugar no Parque Tejo-Trancão. Os eventos acontecem no fim de semana de 5 e 6 de agosto, pelo que nesses dias é essa zona da cidade que vai estar condicionada.

Veja aqui de que forma:

Por fim, o último dos últimos eventos, o encontro do Papa com os voluntários, acontece no Passeio Marítimo de Algés, já no concelho de Oeiras, mas a fazer fronteira com Lisboa. Esse último encontro decorre a 6 de agosto, domingo, e vai condicionar o território com menos restrições do que em Lisboa, mas ainda assim com cuidados a ter:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jdcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate