Incêndios

Incêndio já se alastra ao Fundão: Câmara da Covilhã lança novo alerta à população devido ao agravamento da situação

Incêndio já se alastra ao Fundão: Câmara da Covilhã lança novo alerta à população devido ao agravamento da situação
NUNO ANDRÉ FERREIRA/Lusa

Na nota, o município alerta que perante a “violência e rapidez das chamas, os meios são manifestamente insuficientes para acorrer a todas as necessidades e o dispositivo no terreno terá de ter como prioridade defender pessoas e habitações”

A Câmara da Covilhã lançou esta segunda (18) um novo alerta às freguesias afetadas pelo incêndio que começou no Piódão, aconselhando a população a ficar em local seguro face à gravidade das frentes de fogo, que já entrou no concelho do Fundão.

"Face à extensão e gravidade da situação que se vive no concelho, a Câmara Municipal da Covilhã vem informar que o incêndio está fora de controlo, estando desenvolver-se numa área muito extensa e a partir de duas frentes (Erada e São Jorge da Beira), pelo que se apela a toda a população para que se proteja", alerta a autarquia na rede social Facebook.

Na nota, o município alerta que perante a "violência e rapidez das chamas, os meios são manifestamente insuficientes para acorrer a todas as necessidades e o dispositivo no terreno terá de ter como prioridade defender pessoas e habitações".

Na publicação, é pedida “especial atenção” a quem vive na zona sul do concelho, indicando que as pessoas “devem procurar garantir a sua segurança, evitando qualquer comportamento que as possa colocar em risco”. Desta forma, a autarquia solicita a todas as pessoas “que se mantenham em zonas seguras, que adotem comportamentos de autoproteção e que sigam as indicações das autoridades no terreno”. É ainda pedido “que evitem deslocações desnecessárias, para minimizar riscos e para não interferir com as operações de socorro”.

O incêndio que começou na madrugada de quarta-feira, em Piódão (Arganil), estendeu-se, depois, aos concelhos de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, também do distrito de Coimbra, bem como a Seia (Guarda) e Covilhã (Castelo Branco).

Atualizada às 9h01, com mais indicações.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate