Covid-19. Nova Iorque atinge 70% de vacinação e regressa à normalidade

As cores dos fogos de artifício assinalaram o regresso à normalidade e homenagearam os profissionais de saúde
As cores dos fogos de artifício assinalaram o regresso à normalidade e homenagearam os profissionais de saúde
O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou que 70% dos adultos do Estado norte-americano já receberam pelo menos uma dose de uma vacina contra a covid-19, permitindo um regresso à normalidade.
“O que significa 70%? Significa que agora podemos voltar à vida como a conhecemos”, disse Cuomo a numa cerimónia no World Trade Center, em Manhattan, citado pela AP.
Com efeito imediato, adiantou, o Estado irá suspender as regras que exigiam que muitos tipos de empresas seguissem protocolos de limpeza, medissem a temperatura das pessoas ou examinassem sintomas recentes de covid-19.
Os cinemas não terão de deixar assentos vazios entre os espectadores e os restaurantes não serão forçados a guardar pelo menos 2 metros de distância entre clientes. Também as lojas não terão que limitar o número de clientes que admitem.
Nova Iorque já havia permitido que as empresas parassem de impor o distanciamento social e o uso de máscara a clientes vacinados.
Os nova-iorquinos, por enquanto, continuarão a ter que usar máscaras em escolas, metropolitano, grandes recintos desportivos, centros de acolhimento de sem-abrigo, hospitais, asilos, cadeias e prisões.
Os não vacinados estarão ainda sujeitos ao uso de máscara, enquanto estiverem em locais públicos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt