Covid-19. França restabelece estado de urgência sanitária a partir de sábado - e vai haver recolher obrigatório
Pandemia de covid-19 já matou mais de 32 mil pessoas em França
Pandemia de covid-19 já matou mais de 32 mil pessoas em França
O restabelecimento do estado de urgência sanitária foi aprovado hoje pelo conselho de ministros, dando novamente às autoridades locais em França poderes extraordinários para conter a propagação da epidemia de covid-19 em todo o país. A decisão pressupõe recolher obrigatório entre as 21h e as 06h em nove cidades, incluindo Paris.
Este estado permite aos presidentes de câmara, que coordenam as forças de segurança nas diferentes regiões, instituir medidas adicionais face ao que é decidido a nível nacional. Esta nova fase do estado de urgência sanitária vai estar em vigor a partir de sábado e tem a duração de pelo menos quatro semanas.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, fala hoje na televisão francesa para anunciar novas medidas para combater o aumento do número de casos no país. O estado de urgência sanitária esteve em vigor em França a partir de 23 de março até 09 de julho, tendo continuado em vigor nalgumas regiões ultramarinas até setembro.
A pandemia de covid-19 já matou mais de 32 mil pessoas em França. À escala global, a pandemia provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt