Os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não vão ser aumentados este ano. A certeza saiu da reunião desta quarta-feira entre o Ministério da Saúde e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM). No protocolo negocial assinado ficou definido que a discussão salarial será a última a avançar e poderá decorrer até ao último dia de março de 2025.
Ao Expresso, o secretário-geral do SIM, Nuno Rodrigues, explicou que o ‘guião’ negocial vai ter quatro pontos e começa a ser discutido no próximo dia 17. Em cima da mesa vão estar o sistema de avaliação de desempenho dos médicos, o primeiro item a analisar; a formação no internato médico e a organização e disciplina do trabalho, como horários, descansos e aspetos afins. Os temas devem estar fechados até ao final deste ano.
Só depois de terminada a agenda negocial anterior, será feita a discussão das remunerações. Os salários vão ser postos na mesa e fechados até 31 de março de 2025. A haver acordo, o aumento terá efeitos retroativos a janeiro do próximo ano. Nuno Rodrigues é taxativo: “Não vamos pedir mais nem menos a este Governo, apenas o que pedimos ao anterior.” Ou seja, o pagamento do reforço de 15% que ficou por pagar da prometida atualização de 30%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt