Loading...

Sociedade

Presidente da AIMA garante que processos vão estar resolvidos até ao verão de 2025

A Agência para as Migrações vai contratar mais de 100 novos funcionários, mas o presidente diz que não chegam para as necessidades. Luís Goes Pinheiro esteve a ser ouvido no parlamento e comprometeu-se a dar andamento aos mais de 400 mil processos pendentes até ao próximo verão

São 410 mil processos pendentes de imigrantes em Portugal. O número foi confirmado durante a audição do presidente da Agência para as Migrações no Parlamento. Luís Goes Pinheiro garante que a regularização destes processos está em andamento e no verão do próximo ano estará em velocidade cruzeiro.

"Quando esta direção da AIMA iniciou funções, prometeu resolver as pendências e estar a terminar os processos dos utentes da AIMA nos prazos devidos. Prometeu que o fazia até ao verão de 2025. Aquilo que eu quero aqui dizer é que vamos fazer isso", disse Luís Goes Pinheiro, presidente da AIMA.

Para que os processos avancem, há novos funcionários a serem contratados. Mais de 100, mas não são os suficientes.

"Os 103 funcionários que estão em processo de contratação não serão suficientes para resolver todas as necessidades que a AIMA tem", explicou no parlamento.

A nova Agência para as Migrações nasceu depois da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o processo deixou marcas.

"A AIMA nasceu a 29 de outubro do ano passado (...) e, de facto, conheceu uma herança muito pesada logo à nascença. (...)", disse o presidente da AIMA.

Nesta audição parlamentar, Luís Goes Pinheiro deixa a garantia de que os problemas estão a ser resolvidos e garante que já mais de metade dos processos pendentes foram pagos pelos imigrantes requerentes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate