Exclusivo

Sociedade

Ana Isabel Trigo Morais: “Gostava que o ministro nos juntasse numa sala e só saíssemos com um acordo. É preciso um 25 de Abril nos residuos”

Ana Isabel Trigo Morais: “Gostava que o ministro nos juntasse numa sala e só saíssemos com um acordo. É preciso um 25 de Abril nos residuos”

Com Portugal longe das metas de reciclagem de resíduos urbanos, a CEO e administradora delegada da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais, defende em entrevista ao Expresso “uma revolução” e um “compromisso” de todos para que os objetivos sejam alcançados. No campo das embalagens de plástico, papel e vidro que colocamos nos ecopontos, a SPV garante que, com exceção do vidro, as suas metas foram atingidas no primeiro semestre de 2023. Mas até 2025 os objetivos nacionais para todas as entidades gestoras vão ser ainda maiores.

A taxa de preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos em Portugal continental era de 32% em 2021, segundo os últimos dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), porém apenas 23% dos resíduos tiveram como destino final a reciclagem ou a compostagem, segundo a associação Zero. Os números são confusos. Afinal qual é a quantidade de lixo que reciclamos?
Acho que tem faltado um bocadinho de verdade nestes temas da reciclagem. Os resíduos urbanos são todos os que resultam do nosso consumo: são os biorresíduos que vão parar ao indiferenciado; são os resíduos de fluxo específicos, como o das embalagens; são os equipamentos elétricos e eletrónicos, ou o mobiliário velho. As embalagens pesam pouco mais de 20% nos resíduos urbanos e aqui os portugueses até têm cumprido, mas não em tudo o que pode ser reciclado. E daí esta grande confusão e o incumprimento das metas de reciclagem do país.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ctomas@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas