Exclusivo

Sociedade

A covid-19 já não é uma ameaça? Quantas pessoas morrem por dia em Portugal? Os jovens tomaram a dose de reforço? E que cuidados devemos ter?

A covid-19 já não é uma ameaça? Quantas pessoas morrem por dia em Portugal? Os jovens tomaram a dose de reforço? E que cuidados devemos ter?
Haris Mulaosmanovic / EyeEm

O novo coronavírus já não é uma ameaça para a saúde global, mas mesmo sem pandemia é preciso estar protegido. O reforço vacinal entre os mais jovens é inexistente ou muito baixo e é preciso que tomem, pelo menos, uma dose de reforço. Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, explica o que devemos fazer de agora em diante

A declaração da OMS relativamente à covid-19, que já não é uma ameaça para a saúde global, pode ser entendida como o fim da pandemia?
A declaração da OMS significa que esta doença não é, atualmente, uma ameaça significativa para a saúde da população mundial nem para os Serviços Nacionais de Saúde. No entanto, esta doença continuará a circular na população e a ser um risco para as pessoas mais vulneráveis como os doentes e os idosos. Por isso, apesar de já não ser uma ameaça global, devemos manter alguns cuidados e não negligenciar esta patologia.



Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas