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Sociedade

É mais barato fazer compras numa mercearia ou numa grande superfície?

A SIC foi a um mercado de bairro comparar os preços com duas grandes superfícies. Saiba quanto poupa e gasta se quiser fazer um bolo e optar por uma mercearia

Fazer compras no comércio tradicional pode ser uma surpresa agradável. A SIC comparou preços de uma mercearia de um bairro de Viseu e encontrou diferenças significativas para os preços praticados por duas cadeias de supermercados.

O mercado de bairro continua a ser um ponto de encontro, pois, mais do que negócio, é a proximidade entre quem entra e quem espera clientela.

Se a vinda ao minimercado for para fazer um bolo, lembre-se que a farinha e os ovos podem ser ingredientes de grande poupança.
Neste loja num bairro de Viseu, um quilo farinha desta marca custa menos 67 cêntimos do que em duas cadeias de grandes superfícies e a meia dúzia de ovos custa menos 63 cêntimos.

A poupança no bolo já vai em um euro e trinta cêntimos, que dá para comprar um pastel de nata e um café, por exemplo.

Há mais exemplos onde cêntimo a cêntimo se pode poupar no comércio tradicional. A manteiga, por exemplo, é cinco cêntimos mais barata, já no arroz fica 19 cêntimos de poupança.

Já no leite, são as grandes promoções tantas vezes críticas pelos produtores nacionais que permitem aos hipermercados baixarem o preço recomendado, mas mesmo assim fica poucos cêntimos mais baratos que neste minimercado.

Onde as grandes promoções e descontos são mais notados é quando olhamos para o azeite ou para a massa.

Na comparação de preços entre este minimercado e duas cadeias de supermercados há poucas surpresas. Numa lista de nove produtos, o total no minimercado fica pelos 18,29 euros.

Numa das grandes superfícies escolhidas aproveitando todas as promoções de 20% e 40%, o cliente pode poupar 62 cêntimos no cabaz. Já na segunda grande superfície pode gastar mais 90 cêntimos.

Tudo somado ao cêntimo no talão, só falta saber o custo da deslocação e quanto valem os dois dedos conversa pela manhã.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

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