Sociedade

Bactéria Xylella fastidiosa “preocupa os agricultores, mas não é um problema para já muito relevante” em Portugal

2 janeiro 2023 11:12

Mara Tribuna

Mara Tribuna

Jornalista

Oliveiras mortas pela Xylella fastidiosa, uma das bactérias vegetais mais perigosas a nível mundial. Itália, julho de 2021

leonardo cendamo

É uma das bactérias vegetais mais perigosas a nível mundial e já foi detetada em 13 zonas diferentes do país. A doença causada pela Xylella fastidiosa não tem cura e obriga ao abate de todas as plantas, infetadas ou não, num raio de 50 metros. Os agricultores ouvidos pelo Expresso dizem que “não é um caso para alarme” mas estão preocupados e pedem para “ser parte ativa da solução”

2 janeiro 2023 11:12

Mara Tribuna

Mara Tribuna

Jornalista

Está cá desde janeiro de 2019, foi detetada pela primeira vez numa planta de lavanda, num zoo em Vila Nova de Gaia, e desde então tem feito o seu percurso pelo país. A Xylella fastidiosa já foi confirmada em 13 zonas diferentes, de Mirandela a Tavira. Cada vez que é detetada num novo local, é obrigatório abater todas as plantas que testem positivo a esta bactéria, bem como todas as plantas hospedeiras, num raio de 50 metros. “É um caso que preocupa os agricultores, mas não é um problema para já muito relevante”, diz Francisco Pavão, que integra a direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).