Exclusivo

Sociedade

“Este ano, houve 100 incêndios que ultrapassaram 100 hectares. À luz das alterações climáticas, 2023 e 2024 podem ser ainda mais exigentes”

“Este ano, houve 100 incêndios que ultrapassaram 100 hectares. À luz das alterações climáticas, 2023 e 2024 podem ser ainda mais exigentes”
TIAGO MIRANDA

Em entrevista ao Expresso, a publicar no semanário desta sexta-feira, José Luís Carneiro deixa vários alertas. Um deles sobre os incêndios florestais: “Este ano tivemos um verão muito exigente e tê-lo-emos no futuro. É expectável que 2023 e 2024 possam ser anos ainda mais exigentes do que 2022”. Ainda assim, salienta que os bombeiros e Proteção Civil conseguiram “em mais de 90% dos casos combater os incêndios até aos 90 minutos". Quanto ao SIRESP, o ministro volta a repetir: “Houve picos de utilização do sistema de comunicações mas não falhas de rede”

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deu uma entrevista ao Expresso, onde é confrontado com vários dossiers sensíveis da sua governação. Um deles é o do incêndios florestais. A entrevista será publicada na íntegra na edição desta sexta-feira.

De 0 a 10 como classificaria o combate aos incêndios florestais este ano?
Devo evitar essa avaliação porque pode contribuir para desvalorizar um esforço imenso que é feito por tanta gente. Há também uma prevenção mais próxima, em que se tem evoluído imenso, quer do ponto de vista da fiscalização e vigilância, numa articulação feita pela GNR e as forças armadas. Este é um trabalho que, em regra, não tem visibilidade na opinião pública, mas que começa por volta de março e prolonga-se até ao fim do verão.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas