Exclusivo

Sociedade

Cada português bebe 60 litros de refrigerantes por ano. São 3,3 quilos de açúcar

Cada português bebe 60 litros de refrigerantes por ano. São 3,3 quilos de açúcar
David Fedulov/Unsplash

“Não há melhor bebida do que a água.” Quem o afirma é a bastonária da Ordem dos Nutricionistas. Mas se na próxima refeição beber um refrigerante, talvez queira saber quantas “calorias vazias” vêm em cada lata

Água, concentrados, acidulantes, antioxidantes, conservantes, gás carbónico e açúcar. É esta a lista de ingredientes da doce mistura no interior de cada lata de refrigerantes e é por isso que o seu consumo não deve ser regular. “Estas bebidas deverão ser ingeridas apenas em dias festivos e o seu consumo deverá ser moderado, uma vez que, por norma, têm um elevado teor de açúcar na sua composição”, afirma Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas. No entanto, não é bem isso que acontece.

Segundo o relatório de 2019 do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em 2018, cada português bebeu em média 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilos de açúcar. Já os dados do Inquérito Nacional de Saúde de 2019 mostraram que 28,4% dos portugueses ingere este tipo de bebidas pelo menos uma vez por semana. São maioritariamente os homens (35,2%), os mais jovens, os solteiros e os que têm menor nível de escolaridade quem mais bebe, determinou um estudo do Instituto Ricardo Jorge de 2014. Em termos geográficos, é na Região Autónoma dos Açores que o consumo é maior.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: calmeida@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate