Mais de metade do dinheiro europeu para renovar escolas é atribuído ao interior

Dos 106 milhões de euros atribuídos ao abrigo do Programa Operacional Norte, 65% estão destinado ao Norte e Centro interior
Dos 106 milhões de euros atribuídos ao abrigo do Programa Operacional Norte, 65% estão destinado ao Norte e Centro interior
Dois terços do dinheiro destinado à requalificação de escolas, ao abrigo do Programa Operacional Norte - após a reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020 -, foram atribuídos aos municípios das regiões do interior do Norte e Centro: são 69,44 milhões de euros. No total, as escolas de todo o país recebem 106 milhões de euros.
“É um esforço notável para que dezenas de escolas possam ser requalificadas, num movimento de parcerias com as autarquias que iniciamos em 2016 e já possibilitou mais de 500 obras”, disse ao Jornal de Notícias o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Os municípios do Norte (86) vão receber, no total, um reforço de 55,5 milhões de euros. Já os 78 concelhos do Centro do país têm direito a 51,17 milhões.
Muitas das câmaras que já geriam as escolas do 1.º ciclo têm agora sob sua alçada os parques escolares o 2.º e 3.º ciclos de ensino e o Secundário. “Os acordos que têm vindo a ser celebrados, em que os municípios assumem um papel central, são o caminho certo, devendo ser continuado e aprofundado'', salienta o ministro sobre o processo de descentralização.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt