A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, adiantou que os turistas britânicos poderão voltar a entrar em Portugal a partir de 17 de maio, em declarações a uma das rádios da BBC.
"Esperamos receber os turistas britânicos a partir de 17 de maio", diantou a secretária portuguesa de turismo à radio britânica, prometendo que o processo de entrada no país dos turistas ingleses deverá "ser bastante ágil e simples".
“Por enquanto, as viagens não essenciais precisam de ser restritas, mas acreditamos que Portugal vai poder permitir viagens sem restrições em breve, não só para pessoas vacinadas, mas também para pessoas imunes ou que testem negativo”, afirmou Rita Marques, citada pela Reuters.
A governante portuguesa revelou ainda que o país está aberto a adotar soluções de viagens em ambiente de pandemia covid-19 que estão a ser preconizadas pela Comissão Europeia, e que envolvem um certificado verde digital em que serão válidos comprovativos de vacinação ou testes negativos à covid.
As viagens entre Portugal e o Reino Unido têm estado interditas, embora permitindo-se a circulação de residentes dos dois países que apresentem justificação válida e testes negativos à covid.
O regresso dos turistas britânicos é ansiado pelos hotéis e outros agentes do sector a nível nacional, tratando-se do principal mercado turístico do país. Em 2020, já com a pandemia, o Reino Unido manteve-se o principal mercado emissor de turistas para Portugal, representando 16,3% das dormidas de estrangeiros, mas com um decréscimo de 78,5% relativamente ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt