Sociedade

Acesso ao ensino superior vai manter regras do ano passado

Exames nacionais
Exames nacionais
Luís Barra

Alunos do secundário vão fazer apenas os exames necessários para concorrer ao ensino superior. Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior entende que esta é uma forma de “garantir a estabilidade do sistema de acesso ao ensino superior”

As regras de acesso ao ensino superior serão as mesmas que foram aplicadas no ano passado, já em contexto de pandemia. De acordo com uma nota publicada pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e citada pelo "Público", é recomendada ao Governo "a manutenção de todas as disposições" do ano letivo 2020/21. Assim, os alunos só terão de fazer os exames nacionais necessários para concorrer às universidades ou politécnicos. A decisão final está do lado do Governo, que deverá pronunciar-se sobre o assunto já esta quinta-feira.

Aplicar as mesmas regras que foram adotadas no ano passado é, segundo o CNAES, uma forma de "garantir a estabilidade do sistema de acesso ao ensino superior". À semelhança daquilo que aconteceu no ano passado, os estudantes do ensino secundário só precisam que fazer o exame que querem usar como prova de ingresso, cujo peso varia entre os 35% e os 50%. O CNAES recomenda ainda ao Governo que sejam aplicadas estas regras também nos concursos de acesso ao ensino superior privado e nos concursos locais e institucionais.

Já a 15 de fevereiro, a CNAES sugeriu que fossem replicadas as regras do ano anterior, mas abriu a possibilidade para que os exames fossem também "utilizados para efeitos de melhoria de nota". Esta recomendação foi depois explicada, já que os alunos podem melhorar a nota do exame para disciplinas específicas, não sendo possível usar essa nota para melhorar a média interna do ensino secundário.

A primeira fase de acesso ao ensino superior vai prolongar-se durante todo o mês de agosto e os resultados serão divulgados no final de setembro, tal como no ano letivo anterior.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate