Revista de imprensa

Exames nacionais deverão ser limitados a disciplinas que dão acesso a cursos

Exames nacionais deverão ser limitados a disciplinas que dão acesso a cursos
Nuno Fox

Parecer da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) sugere ainda a possibilidade de exames para melhoria de nota, escreve o "Público"

A Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) propõe que sejam realizados este ano apenas os exames nacionais necessários para a candidatura a cada curso. Mas admite a possibilidade de melhoria de nota.

"Entendemos que se devem realizar apenas os exames nacionais das disciplinas que são para acesso ao ensino superior, mas incluindo a possibilidade de melhoria da nota", afirmou o presidente da CNAES, Fontainhas Fernandes, em declarações ao "Público".

Segundo o responsável, será importante manter a avaliação do ano letivo passado com vista a dar um "sinal de estabilidade" e "confiança" aos alunos noutro ano atípico devido à pandemia. No entanto, a decisão final será da tutela."A avaliação e aprovação do ensino secundário deve ser apenas com avaliação interna, como já foi seguido no ano passado", acrescentou.

Desta vez, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) propõe também que os exames tenham mais perguntas obrigatórias e menos perguntas facultativas, sendo que nestas últimas só serão consideradas as melhores respostas.

O calendário dos exames do Ensino Secundário é que já está definido: a primeira fase decorrerá entre 2 e 16 de julho, enquanto a segunda fase terá lugar entre 1 e 7 setembro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate