
Especialistas de saúde pública denunciam atraso no atendimento e orientações incorretas
Especialistas de saúde pública denunciam atraso no atendimento e orientações incorretas
Jornalista
Há seis meses que não é publicado o registo da atividade da linha de apoio SNS24 mas os relatos que estão a chegar à comunidade médica são preocupantes. Especialistas de saúde pública denunciam que há contactos de risco com infetados que telefonam e não são atendidos ou pessoas com sintomas e até com um teste covid positivo a quem são dadas orientações incorretas. As falhas já foram transmitidas à Direção-Geral da Saúde (DGS), mas os responsáveis pelo serviço garantem que não há anomalias.
“A informação que vou tendo sobre o funcionamento da linha não é particularmente tranquilizadora, sobretudo na identificação de contactos. É difícil telefonar, sobretudo durante o fim de semana, e são dadas orientações pouco assertivas ou incorretas, como não dizer que é preciso fazer o teste a quem tem sintomas da infeção”, afirma Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública. “Preocupa-me bastante que existam casos perdidos, isto é, que não têm o encaminhamento devido para a identificação da infeção.”
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