Sociedade

Identificado na China novo vírus que pode gerar uma pandemia

Chama-se “G4” e trata-se de um novo tipo de gripe suína. O surto já infetou 10% dos trabalhadores deste sector na China e os investigadores advertem que tem “potencial de disseminação pandémica nos seres humanos”

Um estudo, publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, dá conta de uma nova estirpe da gripe suína, detetada na China, com características que podem fazer brotar uma nova pandemia. Chama-se “G4” e trata-se de uma variante do vírus H1N1, que em 2009 desencadeou a pandemia da Gripe A.

O novo tipo do vírus influenza, como também é designado, “possui todas as características para afetar seres humanos”, concluem os autores da investigação, conduzida por cientistas de universidades chinesas e pelo Centro Chinês de Controlo de Doenças, acompanhados por peritos da Organização Mundial da Saúde e da Universidade de Nottingham, refere o "Guardian".

O mesmo relatório aponta que 10% dos profissionais ligados à criação de porcos já foram infetados. Fica comprovado que o vírus pode ser passado de animais para humanos, mas ainda não está comprovada a transmissão entre pessoas.

Os pesquisadores analisaram, entre 2011 e 2018, 30 mil porcos de dez províncias chinesas, que foram testados com zaragatoas. As análises permitiram isolar 179 amostras de gripe suína, sendo a maioria pertencente a esta nova variante.

O “G4” pode ser, de acordo com as observações, bastante infeccioso, com capacidade para se replicar em células humanas e causar sintomas mais graves do que o H1N1.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate