Sociedade

Operação de retirada de idosos em Vila Real terminou de madrugada

Retirada dos primeiros idosos do Lar de Vila Real
Retirada dos primeiros idosos do Lar de Vila Real
PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Dezenas de utentes do Lar Nossa Senhora das Dores foram transferidos para uma unidade hospitalar na Trofa

Somente às cinco da manhã deste sábado chegou ao fim a operação de transferência de 53 idosos com Covid-19 do Lar Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, para o Trofa Saúde Hospital.

Classificada pelo presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, como "a maior operação sanitária de sempre" realizada no concelho, a transferência começou na sexta-feira às 20h25 e mobilizou cerca de 50 operacionais, entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil e um total de 25 viaturas. As duas primeiras ambulâncias que transportavam os idosos saíram do lar pelas 21h15, escoltadas pela polícia e a operação foi dada como concluída às 05h00.

No lar foi confirmada a infeção de 88 pessoas, entre residentes e colaboradores. Há uma semana foi detetado o primeiro utente com o novo coronavírus no Lar de Nossa Senhora das Dores, localizado no centro da cidade e na terça-feira mais 20 casos positivos foram confirmados. Na, sexta-feira foi divulgado que o número de infetados tinha chegado aos 88, entre funcionários e utentes.

Depois da evacuação, o Exército vai realizar este sábado um trabalho de limpeza e desinfeção do lar, preparando-o para voltar a receber os residentes, mas devido à cadeia de contacto identificada na unidade, a câmara acionou desde terça-feira o plano de emergência municipal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate