Exclusivo

Sociedade

Os mais provocadores de Portugal

Os mais provocadores de Portugal
NUNO VEIGA/LUSA

O Expresso retoma a eleição dos portugueses que mais marcaram a nossa vida nos últimos 12 meses. A pública e a privada, nos órgãos de soberania ou na rua, nas empresas em que trabalhamos ou nos lugares preferidos de lazer, no estádio ou nos tribunais, no palco ou na TV. Esta é a nossa escolha daqueles que saem do tradicional mas que acabam por ter impacto

Para ler o perfil de Rui Pinto, por Ana Gomes, de Bruno Lage, por Luís Filipe Vieira, e, entre muitos outros, de Marcelo Rebelo de Sousa, por José Miguel Júdice:

"Um provocador é alguém que, entre outras possibilidades de significado, é “estimulante”, “desafia os outros” ou os “instiga”. Mas os dicionários, e os que os fazem, não captam em regra todas as subtilezas da língua portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa é isso tudo em alguma medida; mas é mais do que isso. É “sedutor”, “perturbador”, “desequilibrador”. E, acima de tudo, “surpreendente” e “imprevisível”. Tudo maneiras de provocar as águas estagnadas."

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate