Sociedade

Metade dos novos carros do Estado serão elétricos

Metade dos novos carros do Estado serão elétricos
Cristina Arias/Getty

Ministro do Ambiente avança que esta semana será assinado um despacho para obrigar a que 50% dos veículos adquiridos pelo Estado sejam obrigatoriamente elétricos

Um despacho dos ministérios do Ambiente e das Finanças deverá ser assinado esta semana para obrigar a que 50% dos veículos que vierem a ser comprados pelo Estado sejam necessariamente elétricos. A notícia é avançada este domingo pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, em entrevista ao "Diário de Notícias" e à "TSF".

No que diz respeito aos carros utilizados pelos membros do Governo, o ministro afirma que terão de ser todos elétricos ou híbridos, afirmando ainda que a assinatura e publicação desse despacho deverá ocorrer "nesta semana ou na próxima".

Matos Fernandes acrescenta que "no ano passado entraram, através de um programa próprio, 200 carros elétricos que estão ao dispor da administração pública" e que "este ano estão em aquisição mais 200 carros elétricos para os serviços da administração pública que são, de uma maneira geral, carros de pequena dimensão e estão hoje a ser utilizados".

Na última sexta-feira foram também anunciadas novas metas para o fim das palhinhas e cotonetes de plástico já em 2020. Segundo o ministro, durante o segundo semestre do próximo ano, palhinhas, cotonetes, pratos descartáveis, copos, talheres descartáveis vão deixar de poder ser comercializados em Portugal.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate