Sociedade

Vídeo mostra agressão a agente da PSP em Lisboa

10 novembro 2017 15:18

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

Agressor foi detido depois de bater num agente da PSP num miradouro de Lisboa a 1 de outubro. MAI condena "todos os episódios de violência sobre as forças de segurança" e vai marcar reunião com sindicatos

10 novembro 2017 15:18

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma agressão a um agente da PSP da esquadra do Bairro Alto, em Lisboa. O agressor de 44 anos está já referenciado por outras agressões a agentes da autoridade. O episódio de violência teve lugar no dia 1 de outubro, no jardim do alto de Santa Catarina, conhecido como "Adamastor". E foi confirmado oficialmente pela PSP.

Entretanto, o Ministério da Administração Interna vem condenar "veementemente todos os episódios de violência sobre as forças de segurança".

Segundo o Expresso apurou junto de vários responsáveis policiais, o suspeito foi detido pelos dois agentes da PSP que tinham sido chamados ao local, depois de uma queixa de que o suspeito estaria a incomodar os transeuntes.

Depois de ouvido por um juiz de instrução, o homem terá sido libertado com a medida de coação mais ligeira: Termo de Identidade e Residência. E o caso baixou a inquérito.

O agente agredido foi hospitalizado com escoriações nos braços e na mão direita e a orelha rasgada. Encontra-se ainda de baixa médica, embora não tenha ferimentos graves.

Quanto ao suspeito, tem quase vinte processos por agressão, cinco deles contra agentes da autoridade.

Para Peixoto Rodrigues, presidente do Sindicato Unificado da Polícia, este vídeo vem demonstrar "a fragilidade" com que os agentes da PSP hoje trabalham, garantindo que não se trata de um caso isolado. "Todos os dias são agredidos elementos policiais", acusa.

Esta sexta-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que vai iniciar reuniões com as associações sindicais, que serão marcadas na próxima semana.