Os serviços do aeroporto Humberto Delgado já estão a tentar apurar as causas que levaram a que um "erro operacional" tenha permitido que os passageiros de um voo proveniente de Dacar, que cerca das 19h aterrou em Lisboa, não fossem direcionados para a zona de controlo de passaportes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – apurou o Expresso junto de fonte aeroportuária.
Segundo uma fonte do Ministéria da Administração Interna contactada pela Lusa, o problema foi causado quando o autocarro que transportou ps passageiros os desembarcou numa porta destinada a passageiros provenientes do espaço Schengen, o espaço europeu de livre circulação de pessoas.
Os passageiros do voo proveniente do Senegal misturaram-se com os outros, sem terem sido submetidos aos controlos habituais de segurança para passageiros de fora da Europa, o que obrigou ao isolamento por parte do SEF da área internaciin al do aeroporto para as autoridades poderem proceder à verificação documental de todos os passageiros.
A gafe causou confusão naquela área e rapidamente se alargou à zona das partidas, forçando o atraso no embarque de passageiros desses voos.
O Expresso contactou a ANA Aeroportos, que remete a sua resposta sobre este incidente para um comunicado oficial.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt