Sociedade

Seguranças da Festa do Avante acusados de agressões e sequestro

Casos de violência na Quinta da Atalaia estão a ser investigados pela PSP e Polícia Judiciária. PCP diz que encaminhou a situação para as autoridades - como faz sempre, sublinha

A PSP recebeu quatro queixas-crime contra os seguranças da Festa do “Avante!” e a Polícia Judiciária está a investigar dois dos casos mais graves. As alegadas vítimas denunciam atos de agressão, roubo e sequestro no passado fim de semana durante o evento na Quinta da Atalaia, Seixal.

As autoridades conhecem mais casos de pessoas que se preparam para formalizar a denúncia. Uma delas é José P., de 55 anos, militante de longa data do Partido Comunista Português, que relatou ao Expresso a forma como foi agredido e depois metido numa carrinha de apoio da Festa do “Avante!” contra a sua vontade.

Outras alegadas vítimas, entre elas um ativista de esquerda espanhol, já relataram às autoridades episódios de violência que sofreram por parte de “homens com uma farda-azul escura com a palavra 'apoio' escrita nas costas e no boné”. Alegam igualmente que foram fechadas numa carrinha e alvo de “socos e pontapés”. O Expresso falou com todas elas.

O gabinete de imprensa do PCP garante: “A Festa do “Avante!” encaminha para as autoridades situações que, aliás, são absolutamente excecionais numa iniciativa desta dimensão, consideradas não conformes com o ambiente e tranquilidade da Festa, em articulação com a PSP”.

Saiba mais na edição deste sábado do Expresso

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: HFranco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate