Vícios

Estes são os cocktails que vão marcar os meses mais quentes

8 maio 2022 14:47

Dora Troncão

A promessa de brindes frescos e saborosos está feita. “Red Potion”, “Amarguinha Sour”, “Broken Plane”, “Blossom” ou “Passion Fruit Margarita” são ‘cocktails’ de verão sugeridos por alguns dos melhores bares portugueses para dar as boas-vindas ao calor

8 maio 2022 14:47

Dora Troncão

Fruta, cor, equilíbrio nos açúcares e no álcool, revelam-se atributos comuns às propostas dos “mestres da arte da mixologia”. Os nove cocktails que vão animar este verão combinam sabores e bebidas espirituosas que conquistam olhar e palato. Bartenders e proprietários de bares afirmam que os portugueses são cada vez mais apreciadores de cocktails e que há muitos interessados em saber mais sobre o universo mágico da mistura de líquidos e ingredientes. Alf del Portillo, proprietário do bar Quattro Teste, em Lisboa, um dos participantes do Lisbon Bar Show, maior evento dedicado aos cocktails a nível nacional (dias 17 e 18 de maio, na Altice Arena), sugere um cocktail disruptivo. Transforma, de forma divertida e inusitada, a versão clássica do cocktail “Paper Plane” (“Avião de Papel”), com inspirações do Sul de Itália, onde o figo-da-Índia é comum e muito utilizado, num “Broken Plane” (“Avião Avariado”), mas não é para “beber até cair”, é para “planar” e apreciar com tempo. No Quattro Teste, bar de fusão basco-italiana, o Amaro, licor de ervas italiano que faz parte da receita original, é substituído por um licor caseiro de figo-da-Índia com uma cor irresistível. Tem ainda sumo de limão, bourbon, Aperol e, claro, muito gelo.

Em maio antecipam-se muitas das surpresas deste verão. Além de ser o mês em que se comemora o Dia Nacional do Cocktail, dia 18 de maio, há uma “instituição alfacinha” que completa 50 anos de vida com um “coração numa barca de maracujá”, o cocktail “Mary Jane”. A base é o gin e o sumo natural do fruto da paixão, o exótico maracujá. Para o provar, é preciso visitar o Procópio. O “Mary Jane” integra a nova carta de cocktails, elaborada por José Barros, campeão mundial de bar de 1991 pela IBA, e é uma das 43 criações para comemorar o verão de 2022.